segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Mãos dadas

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.
Carlos Drummond de Andrade
Publicado pela primeira vez em 1940, Sentimento do Mundo é o terceiro trabalho poético de Carlos Drummond de Andrade. Os poemas deste livro foram produzidos entre 1935 e 1940. São 28 no total. Traz o olhar do poeta sobre o mundo à sua volta, tendendo para um olhar crítico e significativamente político. É uma obra que retrata um tempo de guerras, de pessimismo e sobre tudo, de dúvidas sobre o poder de destruição do homem.

41 comentários:

  1. Elizabeth Vieira Costa31 de outubro de 2009 às 04:15

    Li os poemas, tem uma coerência significativa, porém gostaria de ler outras opções para que eu pudesse dialogar com eles.
    Se possível gostaria de deixar sugestôes futuras de alguns poemas.

    ResponderExcluir
  2. Não é exatamente o tipo de poema que eu gosto de ler, porem vale a pena ler pois tudo aquilo que lemos nos acrescenta algo. seja bom ou ruim nao importa "ler é cultura".

    ResponderExcluir
  3. O texto tem um "espírito" de crônica, pelo menos na última frase: "O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
    a vida presente."
    Recortes do "real" são legais, mas ainda prefiro o que não existe.
    :)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O poema "mãos dadas" de Carlos Drummond, mostra a sua preocupação única e exclusivamente com o presente, para ele passado e futuro não tem a mínima importância,o que importa é o momento, o instante compartilhado com seu semelhante.

    ResponderExcluir
  6. O poema de Carlos Drummond de Andrade foge o individual, mostrando a importância da solidariedade e ainda a felicidade de viver apenas o presente, não ficando preso ao passado, ou fazendo planos futuros. Caminhando um dia de cada vez, sempre de mãos dadas.

    ResponderExcluir
  7. Nunca pensei que conseguiria escrever versos. Porém lendo esse poema me incentivei a escrever um outro. Espero que vocês gostem.

    Tuas mãos

    Não sou poeta, apenas escrevo.
    Versos que não sei de onde surgem.
    Escrevo como os vejo.
    Presente ou futuro?
    Não importam.
    Apenas escrevo o que sinto.
    Quando tuas mãos me tocam,
    Quando ficamos de mãos dadas,
    Apenas olhando a noite.
    Noites quentes,
    Como tuas mãos.
    Macias, quentes, delicadas,
    Feitas para acariciar,
    Para iniciar,
    As caricias do amor.

    ResponderExcluir
  8. Sobre o poema de Drumond:

    Embora ele tenha sido escrito num tempo de guerras, eu vejo nele um apelo ao futuro, a esperança, a união. Seguir de mãos dadas olhando o futuro, o presente é dificil, imaginar um futuro melhor sempre incentiva, porque quando olhamos para trás descobrimos que o pior já passou.

    ResponderExcluir
  9. Esses versos foram escritos inspirados no poema: Mãos dadas, de Carlos Drummond de Andrade.

    As mãos

    Para desenhar o futuro.
    Basta saber viver o presente.
    Caminhe sempre de mãos dadas com a vida.
    Pois só ela sabe, os passos que poderá dar.
    Olhe sempre para o futuro.
    Mas nunca esqueça seu passado.
    Apenas o tempo poderá nos mostrar.
    O que a realidade não nos permite enxergar.

    ResponderExcluir
  10. Esses versos foram escritos inspirados no poema: Mãos dadas, de Carlos Drummond de Andrade.

    As mãos

    Para desenhar o futuro.
    Basta saber viver o presente.
    Caminhe sempre de mãos dadas com a vida.
    Pois só ela sabe, os passos que poderá dar.
    Olhe sempre para o futuro.
    Mas nunca esqueça seu passado.
    Apenas o tempo poderá nos mostrar.
    O que a realidade não nos permite enxergar.

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito boa para escrever essas coisas, mas vamos lá.....inspirado no poema Mãos Dadas-Carlos Drummond de Andrade.

    MÃOS DADAS E SEMPRE JUNTOS


    Gostaria de ser um poeta,
    Para ter a grandeza de falar sobre um mundo púbere.
    Estou entregue a vida e disposta a vivê-la
    Com fé e esperança, de que um dia
    Tudo chegue a seu amadurecimento.
    O presente, muitas vezes nos entristece
    Mas de mãos dadas e sempre juntos caminharemos.
    Não é otimismo, só é preciso acreditar,
    Não é ilusão, mas é necessário sonhar.
    O tempo passa rápido, por isso viva intensamente,
    viva seu presente!

    Dayane A. Arruda

    ResponderExcluir
  12. Drummond, neste poema preocupa-se com o tempo presente, e entende que a humanidade é sua companheira. Quando o poeta diz: “ Não serei o poeta de um mundo caduco, também não contarei o mundo futuro...” O Poeta afirma não ser arcaico, voltado para o passado,"Não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem da janela / Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicidas." O poeta afirma que não há espaço para o romantismo ou o pessimismo dos românticos neste maravilhoso poema.

    ResponderExcluir
  13. Boa Tarde!
    O meu texto, de certa forma dialoga com o poema "Mãos dadas", pois fala de amizade em uma perspectiva de superação.

    Eu sei que tenho errado
    Tolerância me tem faltado
    Mas quero me retrarar.

    Desculpe o meu mal jeito
    Releve os meus defeitos
    Preciso me retratar.

    Sei que sou impulsiva
    A emoção me escraviza
    Sempre falo sem pensar.

    Preciso de maturidade
    Dar um tempo pra "minha verdade"
    Escutar mais do que falar.

    Não guarde rancor de mim
    Deixe de me ver assim
    Eu quero me aproximar.

    Você é um grande amigo
    Me dê aquele sorriso
    Não vou te decepcionar.

    ResponderExcluir
  14. Meu texto dialoga de certa forma com o poema “Mãos dadas”, pois fala de amizade, mas em uma perspectiva se superação.


    Eu sei que tenho errado
    Tolerância me tem faltado
    Mas quero me retratar

    Desculpe o meu mau jeito
    Releve os meus defeitos
    Estou decidida a mudar

    Sei que sou impulsiva
    A emoção me escraviza
    Sempre falo sem pensar

    Preciso de maturidade
    Dar um tempo pra “minha verdade”
    Escutar mais do que falar

    Não guarde rancor de mim
    E deixe de me ver assim
    Eu quero me aproximar

    Você é um grande amigo
    Me dê aquele sorriso
    Não vou te decepcionar

    Bjosssss

    ResponderExcluir
  15. Gente, tentei mandar o comentário acima com meu e-mail, mas não consegui, mandei anônimo, mas é da Quésia tah?

    ResponderExcluir
  16. Finalmente percebo em vocês a intertextualidade. Dialogar com o poema não exige uma paráfrase, um reescrever o que foi dito, mas apenas uma palavra, uma expressão, um ou dois versos que se tornam o mote, o motivo para um novo texto. Um novo poema. Parabéns!
    Jane Gatti

    ResponderExcluir
  17. Como a Quésia, também somente consegui com anônimo. Quem estiver com dificuldades, envie como anônimo e coloque o nome ao final do texto.
    Abraços a todos.
    Jane Gatti

    ResponderExcluir
  18. Adeus limitações
    Dificuldades mais que ultrapassadas
    Quero todas as barreiras quebradas

    Viver o hoje
    Em busca do que tanto sonhamos
    Superar todos os planos

    Abrir um novo caminho
    Fugir nosso destino
    De mãos dadas seguimos

    Sem o peso da rotina
    Com simplicidade queria
    Que fosse sempre minha vida


    Ana Paula Fernandes

    ResponderExcluir
  19. CAMINHANDO JUNTOS


    Viver sózinho, estar sózinho
    Solidão ingrata
    Oh vida amargurada!

    Nao é tempo de guerra
    É tempo de paz
    Por que não despertar para a vida?

    Vamos festejar o dia de hoje
    Quem se importa com o amanhã
    Se nem ao menos ele nos pertence?

    Mude essa cara
    Coloque um sorriso no rosto
    Venha, vamos viver a vida

    Nada de brigas
    Chega de cara feia
    Basta!! esqueça o passado

    Hoje é o grande dia
    Venha, me dê suas mãos
    Confie, estaremos sempre juntos.



    Fátima Paes

    ResponderExcluir
  20. Verso inspirado no poema de Fernando Pessoa

    Oh! mar, para que te quero,
    se não for apenas para admirar a sua imensidão!
    Oh! mar, para que te quero senão para lavar o meu coração.

    Suas ondas, formam grandes correntezas, e servem para levar embora toda a tristeza,
    sua calmaria, nos traz a alegria de poder acreditar que no futuro teremos um mundo, em que a palavra guerra não existirá.

    (Marcia Bacelar)

    ResponderExcluir
  21. Nicole Cristina 1° Letras RGM 4775


    Já li alguns poemas do Drummond, inclusive meu trabalho de Teoria Literária foi sobre ele...
    Gostei bastante da forma como ele se expressa
    nesse poema que segue abaixo:

    SER

    O filho que não fiz
    hoje seria homem.
    Ele corre na brisa,
    sem carne, sem nome.

    Às vezes o encontro
    num encontro de nuvem.
    Apóia em meu ombro
    seu ombro nenhum.

    Interrogo meu filho,
    objeto de ar:
    em que gruta ou concha
    quedas abstrato?

    Lá onde eu jazia,
    responde-me o hálito,
    não me percebeste
    contudo chamava-te

    como ainda te chamo
    (além, além do amor)
    onde nada, tudo
    aspira a criar-se.

    O filho que não fiz
    faz-se por si mesmo.


    Creio que esse poema é uma homenagem póstuma a seu filho que nasceu morto...

    ResponderExcluir
  22. Carlos Drummond parece-me um tanto pessimista em relação ao futuro,por isso, contenta-se com o presente,mas, lamenta a incerteza se viverá os prazeres que a vida proporciona.

    Eunice 2°Letras RGM4828

    ResponderExcluir
  23. silvana Camargo rgm 160614 de outubro de 2010 às 11:36

    Ás vezes é preciso perder
    pra dar valor
    É preciso chorar
    pra aprender a amar
    É preciso confiar
    pra se entregar
    e ainda assim a grande verdade
    é q, é preciso ouvir
    pra nunca gritar
    Muitas vezes deixamos de lutar
    pelo q realmente queremos
    pelo simples fato
    de não estarmos preparados
    para ouvir não
    errar é humano
    perdoar é preciso
    e correr atrás daquilo
    q realmente queremos
    é uma obrigação!
    Viva, ame, pense, erre, caia, levante
    E depois do erro
    corra atrás de refazer o seu acerto
    faça tudo o q desejar fazer
    diga "te amo" sem medo
    aproveite a vida
    nunca se sabe o dia
    de amanhã..."

    ResponderExcluir
  24. Sou amante dos poemas,por meio deles viajo num mundo feliz ou triste. Tento sentir o que o eu lírico sente e imaginar o que o poeta estava pensando na momento em que produziu aquela poesia.

    Cristiane Alice 2º semestre de Letras RGM 4708

    ResponderExcluir
  25. Poesia Epigrama

    Gosto da gota d'água que se equilibra
    na folha rasa, tremendo ao vento.

    Todo o universo, no oceano do ar, secreto vibra:
    e ela resiste, no isolamento.

    Seu cristal simples reprime a forma, no instante incerto:
    pronto a cair, pronto a ficar-límpido e exato.

    E a folha é um pequeno seserto
    para a imensidade do ato.

    Cecília Meireles



    Ana Maria GRM 4264 2º letras 03/12/2010

    ResponderExcluir
  26. Priscila Marques RGM 31744 de dezembro de 2010 às 06:41

    Percebo nos versos de Drummond a necessidade de estarmos juntos para superar momentos difíceis e desfrutar dos momentos agradáveis. O duro presente parece não ter fim, porém, se estivermos de mãos dadas, o futuro torna-se mais próximo, pois temos uns aos outros.

    ResponderExcluir
  27. Drummond olha o mundo a sua volta com realismo, parece não ter fé nas crenças populares, e acredita que só a união dos seres humanos é a unica possibilidade de um mundo diferente, por isso o poema chama-se Mãos Dadas.

    Eunice de Melo 2°Letras

    ResponderExcluir
  28. Você me entende

    Você me entende quando
    Estou aí sem saber por que estou?
    Quando o tempo passa por mim
    Sem que eu saiba por que passou?
    Você me entende, você sentiu?
    Por que estou aqui tão afastado de
    tudo procurando algo que nunca existiu.
    Se você me entende, então por que
    quer de mim algo que não posso dar?
    Você sabe que sou assim e não
    consigo me soltar.
    Se você me entende, então pode vir.
    Que sabe eu irei me superar e com
    você descobrir que nem tudo está
    perdido e que eu ainda
    consigo amar.


    Eunice de Melo RGM 4828
    2°Letras

    ResponderExcluir
  29. "Sonhe com o que você quiser. Vá para onde você queira ir.
    Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida
    e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.
    Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades
    para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E
    esperança suficiente para fazê-la feliz."

    Clarice Lispector

    SILVANA CAMARGO NEVES RGM 1606

    ResponderExcluir
  30. Motivo


    Eu canto porque o instante existe
    e a minha vida está completa.
    Não sou alegre nem sou triste:
    sou poeta.


    Irmão das coisas fugidias,
    não sinto gozo nem tormento.
    Atravesso noites e dias
    no vento.


    Se desmorono ou se edifico,
    se permaneço ou me desfaço,
    — não sei, não sei. Não sei se fico
    ou passo.


    Sei que canto. E a canção é tudo.
    Tem sangue eterno a asa ritmada.
    E um dia sei que estarei mudo:
    — mais nada.

    Cecília Meireles

    Silnana Camargo Neves rgm 1606

    ResponderExcluir
  31. O poeta nos mostra o mundo no qual nos vivemos de desigualdades que na verdade os seres humanos precisam ser unir por um mundo melhor a união faz a força.
    Rgm: 4638 4ºLetras.

    ResponderExcluir
  32. A vida se torna mais fácil e feliz quando temos acesso a poesia, pois a poesia e arte alimenta nosso espírito.
    GISELE PEREIRA DA SILVA RGM 4638

    ResponderExcluir
  33. A literatura nos possibilita sermos seres humanos melhores, pois a cada dia a humanidade se perde com tanta violência.

    CLEIDE 5 LETRAS RGM 4592

    ResponderExcluir
  34. A literatura é um caminho sensível de enxergarmos o mundo e para que possamos ser melhores.O universo literario pode proporcionar sensações maravilhosas. Vale a pena viajar neste universo!
    Ass: Maria Cristina deAlmeida Vidal RGM:4387

    ResponderExcluir
  35. Adoro a literatura pois atraves dela podemos conhecer muitas coisas e mudar nossa forma de ver o mundo.
    Ass: SILVANA VICENTE DA CUNHA RAMALHO

    RGM 4249

    ResponderExcluir
  36. A poesia nos mostra o quanto é possível, sonhar, e viver de forma mais leve, pois a sociedade se torna cada vez mais fadigada e cansada...

    ResponderExcluir
  37. Em sua poesia, o poeta se solidariza aos homens, e descreve a importância de se viver o presente, de maneira solidária e cooperativa, para que de “mãos dadas” se busque por um mundo melhor.

    ResponderExcluir